sexta-feira, 25 de julho de 2008

Baú do Esporte - Mendonça

Alvinegros

Hoje eu vou interromper a série Bons temos e prestar uma homenagem ao maior meia que eu vi jogar no Botafogo. Um jogador de jogadas magistrais, dribles desconcertantes, finalizações perfeitas e com uma virtude sem igual: Botafogo de Coração.

Mendonça

Nome: Milton da Cunha Mendonça

Naturalidade: Rio de Janeiro

Nascimento: 3 de maio de 1956

Posição: Meia Jogou no Botafogo de 1975 a 1982.

Pelo alvinegro carioca, ele marcou 118 gols em 342 partidas. Porém atuou pelo clube no famoso jejum de títulos que durou 21 anos (de 1968 a 1989).

O início da trajetória do então craque promissor se deu no dente-de-leite do Bangu, no início dos anos 70, incentivado pelo pai, também Mendonça, ex-jogador do clube. Ainda antes de começar a atuar profissionalmente, Mendonça teve uma passagem pela tradicional escolinha de futebol do Fluminense.

Foi, então, para o Botafogo. No clube de General Severiano, Mendonça acompanhou, mais como fã que como colega de trabalho, uma geração vitoriosa comandada por craques como Gérson e Jairzinho, ícones da campanha do tricampeonato mundial do Brasil em 1970. Em 1975, ganhou sua primeira chance de entrar em campo vestindo a camisa titular do Alvinegro, que já sentia os efeitos da natural decadência pós-anos dourados. Não perdeu mais a posição, pelos sete anos seguintes.

Até 1982, Mendonça comandava uma equipe órfã de uma geração vencedora e de outros grandes craques, e diretamente prejudicada por más administrações e pela fúria de uma torcida acostumada a títulos. Mendonça, única esperança de um Botafogo fraco, encantava com sua técnica ao mesmo tempo em que tinha de lidar com a responsabilidade de levar a equipe a conquistas.

Não pôde fazer milagre e, apesar de atuações inesquecíveis, fracassou na tentativa de erguer algum caneco com o Fogão. O momento em que Mendonça mais esteve perto de seu principal objetivo - e quase "carma", por conta da enorme pressão vinda das arquibancadas - foi em 26 de abril de 1981, no triangular final que decidiu o Campeonato Brasileiro.

Fica aqui a minha homenagem a este eterno idolo. Abaixo matéria do Bau do Esporte, imperdível.

2 comentários:

ROberto luiz souza disse...

quero saber mais sober o craque e idolo do santosfc eu tenho a camisa 10 do mendonça e sou santista. meu email e Lsroberto10@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Versaute Teenies ab 18 live vor der eigenen livecam.
Willst du sie so richtig rannehmen? Melde dich jetzt unverbindlich an und du erhälst gleich 50 Coins für die cam shows kostenlos!
Erlebe versaute [b][url=http://free-teen.org]Teen Webcams[/url][/b]. Gerade erst 18 und schon so geil.

[url=http://coplink.morgancountyda.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=8298]Free Teen[/url]
[url=http://blowsnowboard.com/foro/memberlist.php?mode=viewprofile&u=60214]Free Teen[/url]
[url=http://forum.miramesamom.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=62293]Free Teens[/url]

[url=http://agelock.ru/#comment-31]Amateur Teens[/url]
[url=http://eslchallenge.com/includes/guest/index.php?showforum=1]FreeTeen[/url]
[url=http://sqlbros.com/forums/memberlist.php?mode=viewprofile&u=2181]Free Teens[/url]

http://forum.dela-livet.se/wp-content/plugins/zingiri-forum/mybb/member.php?action=profile&uid=78557 http://syzbooks.com/forum/profile.php?id=221965 http://tiptoptoker.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=33938 livecam[/url]