sábado, 24 de novembro de 2007

Meu Time Inesquecvel

Alvinegros

Todos que me conhecem sabem que tenho boas recordações dos times da década de 80. O time da final do carioca de 1975 marca a minha primeira vez no Maracanã, que foi premiada com a vitória do Botafogo sobre o Fluminense por 1 X 0 gol do Ademir Vicente de falta. Uma pedrada daquelas na gaveta.

Estavam no Maracanã eu, meu amado irmão, minha mãe e
meu pai. Uma tarde memorável. Mas o time que ganhou o campeonato de 1989 foi inesquecível por causa de uma monte de coisas. Primeiro pelos jogadores, depois pelo técnico Valdir Espinosa ( que sempre terá um lugar especial no meu coração apesar de ter ido treinar a urubuzada).

A grande vitória na final foi simplesmente demais. Ganhar já é bom, ser Campeão melhor ainda e tudo isso for em cima do Flamengo então, Não Tem Preço.

Em 21 de Junho de1989, o Botafogo conseguiu vencer o título estadual, de forma invicta, sobre o Flamengo, que tinha Zico, Bebeto e Leonardo, além de Tele Santana como técnico. O primeiro jogo da final encerrou-se empatado em 0 a 0. Já o segundo, e último, numa quarta-feira, teve o placar final de 1 a 0 para o Botafogo, com gol de Maurício.

Este jogo foi marcado por diversas coincidências: o Botafogo não era campeão havia 21 anos. O jogo foi disputado no dia 21. O gol foi marcado aos 12 minutos do segundo tempo (21 ao contrário). O time também utilizou-se de 12 jogadores na partida. A bola do gol foi cruzada por Mazolinha, no vigésimo primeiro cruzamento dado à área pelo time, e chutada por Maurício.

Os números das camisas deles eram, respectivamente, 14 e 7, que somados dão 21. A temperatura no estádio do Maracanã marcava 21°C. Ou seja, tudo levava ao número 21 , e para os botafoguenses, bastante supersticiosos, isso foi um sinal de que aquele era o dia em que o time que começara desacreditado sairia campeão invicto.

O heróis daquela noite ficarão gravados no meu coração a fogo, lembro como se fosse hoje da velocidade do Maurício, da raça do Wilson Gotardo, do coração do Josimar e da técnica refinada do Paulinho Criciuma.

"Tu és o Glorioso. Não podes perder, perder pra ninguém" . A torcida começou a cantar o hino do Botafogo antes mesmo do apito final, Quando finalmente o apito soou a torcida explodiu num ensurdecedor " é campeão... é campeão...". A volta olímpica dos campeões teve até aplauso da torcida do Flamengo. Um dia inesquecível.

Abaixo a ficha técnica do jogo:

Dia 21 de junho de 1989.
No maracanã – decisão do campeonato carioca – Botafogo 1 x Flamengo 0.
Gol de Maurício.
Juiz: Walter Senra.
Renda: R$ 302.592,00
Publico: 56.412 pagantes.
O Botafogo campeão com Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos., Vitor, Carlos Alberto e Luizinho, Maurício, Paulinho Cricuima e Gustavo (Mazolinha).
Técnico: Valdir Espinosa.
Flamengo: Zé Carlos. Jorginho. Aldair. Zé Carlos II e Leonardo. Ailton. Renato e Zico (Marquinhos). Alcino (Sergio Araújo). Bebeto e Zinho.
Telê Santana.

Aqui uma matéria sobre o título de 1989.
Algumas imagens valem por 1000 palavras, o balão que subiu no Maracanã e virou estrela no céu, é uma imagem que nunca mais vou esquecer !
Foooooooogoooooooo !DEMAIS



Saudações Alvinegras

Nenhum comentário: